presidente

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

NOTÍCIAS

Requalificação Urbana do Bairro Mineiro de Vale d'Oca

PUBLICADO EM:04 de janeiro

O Município de Aljustrel aprovou em reunião de câmara, realizada no passado dia 3 de janeiro, o projeto de Requalificação Urbana do Bairro Mineiro de Vale d'Oca.

 

Com este projeto, que se integra numa visão alargada de regeneração das zonas mineiras de Aljustrel, a autarquia concluiu a apresentação de todos os investimentos aprovados no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel, o que vem confirmar a sua boa performance ao nível das candidaturas submetidas a este importante instrumento de programação, ficando acima dos 100% contratualizados.

 

A intervenção, no valor de 580 mil euros, financiado a 85% pelo FEDER, candidatado ao programa Alentejo 2020, pretende promover a qualidade do ambiente urbano no bairro mineiro de Vale d’Oca, respondendo assim à desqualificação e progressiva degradação que caracteriza atualmente os seus espaços públicos.

 

Para além da resposta a problemas concretos existentes e ao impacte que os mesmos assumem no estado global de conservação do bairro, pretende-se também utilizar esta intervenção como um motor de transformação da sua imagem e estratégia transversal de promoção de comportamento ecologicamente mais responsáveis, em que a mobilidade sustentável será um pilar essencial, constituindo-se, igualmente, como uma zona privilegiada ao dispor da população e dos visitantes/turistas para fruir a peculiar paisagem mineira de Aljustrel.

 

Neste contexto, assume particular importância a requalificação do antigo Campo das Minas, que dará origem a uma zona composta por vários espaços de lazer e desportivos (um campo de jogos multifuncional, dois campos de jogos destinados às modalidades de ténis e padel, um campo de jogos tradicionais), ponto de ligação à rede de ciclovias em desenvolvimento, hortas comunitárias e um memorial à história do Campo das Minas, palco de acontecimentos inesquecíveis e local de grande significado para várias gerações de Aljustrelenses.

 

No seu conjunto, as intervenções propostas serão materializadas através da realização de obras de recuperação e valorização dos espaços públicos envolventes ao edificado, reabilitando os elementos recuperáveis, que apresentam sinais mais evidentes de degradação, e implantando novos elementos de composição destes espaços (pavimentos, espaços verdes, iluminação pública, etc.).

 

Pretende-se, ainda, intervir na beneficiação da rede viária existente, na construção de passeios e espaços verdes e na construção de uma rede de drenagem pluvial, espaços de lazer, iluminação pública, redes de rega, tendo em vista a melhoria das condições de mobilidade pedonal e rodoviária, valorizando simultaneamente a qualidade do espaço público.

 

A requalificação da área inclui, também, a renovação das redes de infraestruturas existentes que estão envelhecidas ou saturadas e que, como tal, não dão a resposta adequada às exigências de conforto e qualidade de vida atuais.

BANNER_GuiaComercialEmpresarialcomunicacaoleituraPM01banner_MapaConcelhoBanner Site Autarquicologo_portal_cidadaobanner_contactos
   Inalentejo - Qren - CCDR-A       COMPETE - Programa Operacional 
Factores de Competitividade    Qren - CCDR-A       União Europeia